Aparelhos AuditivosDeficiência AuditivaTechnologyUncategorizedWork

COMO O OUVIDO FUNCIONA?

O ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido auditivo.

A maior parte do sistema auditivo está concentrada no interior da cabeça. Nossos ouvidos são subdivididos em três partes:

  • Ouvido externo – projetada na região lateral da cabeça e é formada pelo pavilhão auricular e o meato acústico externo
  • Ouvido médio – É uma cavidade que conecta o ouvido externo com o ouvido interno, é composto pela membrana timpânica, tuba auditiva e os ossículos do ouvido. O seu conjunto forma câmara pneumática limitada pela membrana timpânica e pelos seguintes ossículos: Martelo, bigorna e estribo.
  • Ouvido interno – é composto pelas estruturas do labirinto ósseo, labirinto membranoso e o meato acústico interno, com a função de transmitir os estímulos das ondas sonoras até o cérebro.

As ondas sonoras ao atingirem nossos ouvidos externos, percorrem o canal auditivo até chegar ao tímpano. Este, por sua vez, vibra quando identifica variações de pressões, causadas por estas ondas sonoras.

Ao passarem, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao ouvido interno.

O ouvido interno é composto pela cóclea.  Esta contém células ciliadas que se movimentam quando há uma propagação do som. Essa propagação ocorre de forma fácil em virtude de um líquido existente dentro do ouvido interno (endolinfa), que estimula as células nervosas do nervo auditivo enviando esses sinais ao cérebro, fazendo com que tenhamos a percepção do som.

 

Resumindo: O cérebro é responsável pela interpretação dos sons que ouvimos!

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO ACIMA? DEIXE SEU COMENTÁRIO ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *