Aparelhos AuditivosDeficiência AuditivaTechnologyUncategorizedWork

BENEFÍCIOS DA ADAPTAÇÃO BINAURAL

A audição é um dos sentidos primordiais por permitir ao ser humano estabelecer a relação com o que o cerca. Tanto uma criança em processo de desenvolvimento, quanto um adulto que estabelece relacionamentos necessitam desta capacidade para se comunicar. Sabemos que a audição é um processo binaural, ou seja, dependemos da entrada do sinal acústico pela orelha direita e pela orelha esquerda para que o nosso cérebro seja capaz de detectar a localização do som e realizar análises mais complexas, principalmente em ambientes com muito ruído. Porém, em alguns casos, ocorre um declínio dessa função por diversas causas.

Quando a perda auditiva é detectada e diagnosticada, surge a necessidade de um recurso para minimizar este prejuízo, então faz necessário o uso do aparelho auditivo, que  pode resultar na melhora da qualidade de vida do indivíduo, assim como a saúde mental, a vitalidade e a vida social.

A amplificação bilateral deve ser indicada para todos os pacientes com perda auditiva simétrica, por possibilitar diversos benefícios, pois o campo auditivo se torna mais amplo – 360º, gerando vantagens espetaculares, entre elas, melhor localização da fonte sonora, eliminação do efeito sombra, habilidade de separar os sons dos ruídos ambientais, melhor reconhecimento de fala na presença de ruído além da somação binaural, pois o som apresentado em ambas as orelhas é percebido com mais intensidade do que na audição monoaural, além de tudo ainda previne a chamada privação sensorial, sintoma que pode ocorrer na orelha não estimulada, prejudicando ainda mais o desempenho desta Portanto, a menos que exista uma contraindicação, o uso de duas próteses auditivas é sempre a melhor alternativa.

Os aparelhos auditivos tem evoluído muito e de forma muito rápida, proporcionando ao usuário mais conforto e maior inteligibilidade das palavras, e isso ocorre devido tecnologia de antena wireless e2e faz com que dois aparelhos se conversem entre si antes de entregar o som final ao usuário, para destacar os sons relevantes, gerando melhor percepção dos ambientes como um todo, sem segmentação, ajustando o som natural de acordo com a necessidade do local e sem nenhum delay de informação.

Em outras palavras, eles mapeiam o ambiente ao redor, classificam os sinais para entender se são relevantes (fala) ou se são competitivos e precisam ser atenuados. Uma vez isso definido, eles conversam entre si para, só então, entregarem a melhor relação sinal/ruído de cada ambiente em que o paciente está, auxiliando na tarefa de processamento.

Em síntese, podemos destacar os seguintes benefícios de uma adaptação binaural:

  • Qualidade de som mais natural
  • Menor esforço para executar
  • Maior capacidade de ouvir e responder adequadamente
  • A informação é mandada ao cérebro através dos dois ouvidos facilitando a compreensão dos sons
  • Fornece maior sensação de equilíbrio e conforto
  • Exige menor amplificação de cada lado reduzindo estridência e distorção
  • Melhor noção de direção e localização da fonte sonora
  • Melhora o entendimento da fala em ambientes ruidosos
  • Permite ouvir sons mais baixos e mais distantes
  • Com o controle de volume mais baixo a chance de microfonia (apitos) é menor
  • 80% das pessoas com zumbido relatam melhora com o uso de 2 aparelhos
  • Usuários com adaptação binaural expressam maior satisfação do que usuários com apenas um aparelho.
aparelhos auditivos bilateral.

BENEFÍCIOS DA ADAPTAÇÃO BINAURAL

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *